Começa o programa eleitoral

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 21/08/2012 às 02:40:00

A partir desta terça-feira começa a ser transmitida a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. O horário eleitoral termina no dia 4 de outubro. Nos municípios onde houver segundo turno, depois de totalizados os votos no dia 7 de outubro, a data limite para o início da propaganda eleitoral gratuita é o dia 13 de outubro. Neste caso, a propaganda gratuita segue até o dia 26 daquele mês. O segundo turno das eleições municipais ocorre no dia 28 de outubro.

A propaganda gratuita dos candidatos a prefeito e vice-prefeito será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão. Já a propaganda gratuita dos candidatos a vereador vai ocorrer às terças, quintas-feiras e aos sábados, nos mesmos horários.

Pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.370, a propaganda eleitoral gratuita na televisão deve utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou legenda. Esses mecanismos devem constar obrigatoriamente da mídia entregue por partidos e coligações às emissoras de TV.

No horário eleitoral gratuito, é proibida a propaganda que degrade ou ridicularize candidatos. O partido ou coligação que descumprir essa regra está sujeito à perda do direito de veicular sua propaganda gratuita no dia seguinte ao da decisão.

Pela resolução, qualquer que seja sua forma ou modalidade, a propaganda eleitoral deve mencionar sempre a legenda partidária e somente pode ser feita na língua nacional. A propaganda não pode utilizar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais.

Na propaganda majoritária para prefeito, a coligação deve usar, obrigatoriamente, sob a sua denominação, as siglas de todos os partidos que compõem a coligação. Já na propaganda proporcional para vereador, cada partido deve usar apenas a sua sigla sob o nome da coligação.
Na propaganda dos candidatos a prefeito, deve constar também o nome do candidato a vice-prefeito, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 10% do nome do titular.

Cabe aos juízes eleitorais tomar todas as providências relacionadas à propaganda eleitoral, assim como julgar as representações e reclamações relacionadas ao assunto.
No segundo semestre de ano eleitoral, não é veiculada a propaganda partidária prevista na Lei dos Partidos (Lei nº 9.096/1995).
Os candidatos Valadares Filho (PSB) e Almeida Lima (PPS) estão apostando no programa eleitoral para crescerem junto ao eleitorado e, consequentemente, levarem a eleição para o segundo turno. (Com o TSE)

Estatística
O programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão começa hoje com Sergipe tendo 219 candidatos a prefeito; 228 candidatos a vice-prefeito tendo em vista o fato de alguns candidatos a prefeito estarem com candidaturas indeferidas, mas com recurso; e 5.332 candidatos a vereador. Em Aracaju, são cinco candidatos a prefeito e vice, e 428 candidatos a vereador disputando 24 vagas na Câmara Municipal.

Tempo 1
A coligação dos candidatos Valadares Filho/Conceição Vieira "Aracaju Segue em Frente" (PSB/PT/PMDB/PSD/PRB/ PT do B/ PC do B/PDT/ PHS/PSDC) terá o maior tempo no programa eleitoral. São 13min28s.

Tempo 2
O segundo maior tempo será dos candidatos a prefeito e vice João Alves Filho/José Carlos Machado respectivamente, da coligação "Aracaju Não Pode Esperar (DEM/ PSDB/PTN/PSC/ PR/ PP/PTC/PSL/PRP/PRTB/PTB/PMN/PPL), A coligação terá 10min32s de tempo no programa eleitoral.

Tempo 3
Os outros três candidatos a prefeito da capital terão pouco mais de 2min no programa eleitoral. A coligação dos candidatos Vera Lúcia/Vinícius Oliveira "Frente de Esquerda - Aracaju nas Mãos do Povo" (PSTU - PSOL - PCB) terá um tempo diário no rádio e na televisão de 2min07s

Tempo 4
Já os candidatos do PPS a prefeito e vice Almeida Lima/Rivando Gois respectivamente, que não estão coligados, terão 2min21s de tempo no programa eleitoral.

Tempo 5
Os candidatos do PV a prefeito e vice Reynaldo Nunes/Evaldo Campos respectivamente, que a exemplo de Almeida e Evaldo não estão coligados com partido algum, terão um tempo no programa eleitoral de 2min23s.

Marqueteiros
João Alves Filho tem como marqueteiro de campanha Zé Fernandes, de Salvador. Os programas eleitorais são gravados na produtora do radialista Carlos Batalha. Já os marqueteiros do programa de Valadares Filho são Teotônio Neto e Carlos Cauê. Os programas são gravados na produtora WG.

Compromissos 1
Valadares Filho esteve ontem em São Paulo participando de reunião nacional do PSB com os candidatos a prefeito do partido nas eleições deste ano. Retornou ontem mesmo, à noite, para cumprir agenda a partir de hoje na capital.

Compromissos 2
Pela manhã, Valadares Filho passa gravando para o programa eleitoral. À tarde, a partir das 17h, fará panfletagem na rótula do shopping Jardins e à noite caminhada no Almirante Tamandaré.  

Na TV
O candidato Almeida Lima foi o primeiro entrevistado da série de entrevista que a TV Sergipe iniciou ontem, no SE Notícia 2ª edição. Ao ser questionado o que o leva a disputar pela terceira vez a Prefeitura de Aracaju, disse que como senador e deputado federal é o parlamentar que mais libera recursos para Aracaju, sente que a cidade está maltratada, merece o melhor e por ter a melhor proposta de governo.

Mesmo argumento
João Alves seria o entrevistado de hoje da TV Sergipe, mas não comparecerá. A sua assessoria deu a mesma justificativa de sempre para evitar que participe de entrevista ou debate em programas de grande audiência: por problema de saúde de um familiar estará em São Paulo.

Na CDL
Almeida Lima será o último prefeiturável a expor seu programa de governo para os lojistas dentro do programa "Conversando com o Lojista", nessa quinta-feira, ao meio-dia. Por coincidência, falará no dia 23, exatamente o número do seu partido nas eleições. Já foram ouvidos pelos lojistas João Alves Filho e Valadares Filho.

Curiosidade 1
Os municípios do interior com maior quantidade de vereadores são: São Cristovão ( 276 candidatos disputam 15 vagas), Nossa Senhora do Socorro (são 270 candidatos a vereador para 21 vagas), Lagarto (são 170 candidatos para 17 vagas), Estância (156 candidatos disputam 12 vagas), Japaratuba (são 124 para 11 vagas), Areia Branca (119 candidatos disputam 11 vagas), Areia Branca e  Itabaiana (109 candidatos disputam  11 e 13 vagas respectivamente), Propriá (107 candidatos concorrem a 11 vagas) e Laranjeiras (são 103 candidatos para 11 vagas).

Curiosidade 2
Municípios com maior número de candidatos a prefeito em Sergipe são: Areia Branca e São Cristóvão com seis candidatos; Aracaju, Laranjeiras, Pacatuba, Poço Redondo e Poço Verde com cinco candidatos; Aquidabã, Cristinápolis, Estância, Lagarto, Neópolis, Pirambu, Ribeirópolis e Tobias Barreto com quatro candidatos cada um. Os demais tem dois ou três candidatos.

Veja essa...
De João Alves no programa A Voz do Servidor: "Não vou falar com o servidor público e os representantes do Sepuma por meio de twitter, nem através de mesa de negociação, que não funciona. Na minha gestão os servidores vão falar diretamente comigo e com o secretário da respectiva pasta. O funcionalismo público merece todo o respeito do gestor que está no comando, afinal o servidor permanece e o prefeito é substituído". Para bom entendedor, meias palavras bastam.

Curtas
O deputado federal Laércio Oliveira (PR) encontra-se em Montreal, no Canadá, cuidando da liberação do corpo da sua enteada Mariana Martins Moura, 27 anos, que faleceu no final de semana vítima de um enfarto. O sepultamento ainda não tem horário e data porque depende da liberação do corpo para o Brasil.

Do governador Déda, no twitter: "Lealdade é rua de mão dupla. Quem me faltou na Assembléia quando precisei é porque não me queria mais no palanque, presumo".
De Almeida Lima sobre a sua ação que levou a Justiça a proibir a divulgação da pesquisa do Ibope em Aracaju, na sexta-feira: "Vejam vocês: Ibope reconhece ilegalidade e pesquisa não será publicada. Estão vendo: sou de luta. É assim que deve ser o prefeito de Aracaju".

O Ibope entrou na Justiça para divulgar a pesquisa, o que pode ocorrer ainda esta semana através da TV Sergipe.

De hoje até 4 de outubro, o eleitorado ficará livre do programa eleitoral gratuito somente aos domingos.